Com 128 capítulos, distribuídos por 16 seções e aproximadamente 800 páginas, o Livro da SBR foi  lançado durante o Congresso Brasileiro de Reumatologia 2018, ocorrido de 5 a 8 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro.  O Livro da SBR é resultado da colaboração das Comissões Científicas da Sociedade Brasileira de Reumatologia e autores especialmente convidados. De fácil consulta,  traz na sua concepção a máxima de “ser sucinto, sem ser superficial”.  O editor responsável pelo livro é o reumatologista José Tupinambá Sousa Vasconcelos, diretor científico da SBR e membro da Academia Brasileira de Reumatologia. Os editores associados são os reumatologistas João Francisco Marques Netto, Samuel Katsuyuki Shinjo e Sebastião Cesar Radominski, todos membros titulares da SBR e professores de Reumatologia.

“Este é um livro da especialidade preparado por especialistas brasileiros e líderes notórios em suas áreas, se constituindo numa referência bibliográfica segura dos fundamentos e da prática reumatológica no Brasil,”, informa o editor Dr. José Tupinambá.  “Pela sua abrangência e variedade de temas, é um guia para reumatologistas de todo o país, democratizando a informação baseada em evidências”.

O Livro da SBR, que será referência para a Prova de Título de Especialista em Reumatologia, terá também uma edição digital, disponível em forma de aplicativo. “Este será um livro vivo, pois receberá atualizações constantes, acompanhando a evolução científica na área”, afirma Dr. José Tupinambá

Distribuído sem custo  para membros ativos da SBR, o Livro da SBR será também disponibilizado  para médicos residentes na área e também a reumatologistas de Angola, numa parceria SBR e Sociedade de Reumatologia de Angola.   O Livro da SBR também representa uma fonte de consulta para outras especialidades médicas e estudantes de medicina.

O Livro da SBR será enviado à todos os reumatologistas brasileiros, mesmo aos que não foram ao evento. Para os que quiserem, a SBR disponibilizará o livro em forma de app, a mais moderna plataforma digital já lançada no país. Além do conteúdo do livro, que será permanentemente atualizado, filmes sobre exame físico, biópsias, infiltrações, etc, serão permanentemente acrescidos ao longo do tempo. Solicitem a secretaria da SBR um voucher para acesso ao sistema.

Todos os residentes terão acesso, desde que estejam inscritos na SBR na sua categoria. É importante verificar no site da SBR, na área do associado, se o endereço de cadastro está correto.